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Aline Dias, consultora com vasta experiência em master coaching e consultoria empresarial, nos procurou para ajudar a dar nome e vida a sua nova empresa que mistura coaching, consultoria e marketing digital. O ideal seguido foi de uma marca jovem e dinâmica, assim como sua diretora, que de nenhum forma se assemelha ao formato engessado de diversas marcas atuais de coaching.

Para o naming, nos inspiramos em uma das mais antigas lendas sobre pensamento lateral, o “Nó Górdio”:

Conta a história que o rei da Frígia morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus, e a amarrou com um nó a uma coluna, nó este impossível de desatar e que por isso ficou famoso. Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor. Quinhentos anos se passaram sem ninguém conseguir realizar esse feito, até que em 334 a.C Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão, foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio. Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.

A lenda é uma grande metáfora para o pensamento “fora da caixa”, a solução de um problema visto como impossível de maneira prática. Utilizando o plural da palavra “Nó”, chegamos ao nome da empresa: NÓS, o problema antes impossível solucionado em conjunto.

O lettering da marca foi criado a partir de formas reais das letras constrúidas com uma linha única, tendo como única regra a utilização de um nó simples em algum ponto do caractere. Após o refino do logotipo, a linguagem foi traduzida em todos os pontos de contato da marca, desde a letra “A” do nome da diretora no cartão de visitas ao ícone no cartão postal de dia das mães.